top of page

Prévia do Ondas da Infância já está no ar

  • Foto do escritor: Liga Experimental
    Liga Experimental
  • 5 de out. de 2012
  • 2 min de leitura

A Liga Experimental de Comunicação da UFC comemora mais uma conquista do Ver pra Crer: próxima semana, a primeira edição do programa Ondas da Infância será enviada para rádios comunitárias que desejem veicular todos os programetes sobre os direitos da criança e do adolescente. O programa de rádio, que será dividido em 20 edições de 10 minutos, é direcionado para famílias do Ceará, e busca difundir e esclarecer os cinco direitos infantis fundamentais, preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Já são cinco programas prontos, frutos de muito trabalho e diálogo constante com os órgãos competentes, profissionais da área e famílias do Ceará.

No início do projeto, os produtores do programa buscaram estudar os direitos infantis, por meio de encontros, entrevistas e leituras. Além de ter como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e a cartilha Rádio pela Infância – Desenvolvimento Infantil: Cartilha do Radialista (projeto UNICEF e Comitê da Primeira Infância, Brasília, 2002), os estudantes promoveram um encontro com o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim UFC), e realizaram entrevistas com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza(COMDICA), a Núbia Pena; e com a assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA), a Nadja Furtado.

A partir desse processo de formação, foi possível idealizar a estrutura do programa e os temas a serem abordados em cada edição. Hoje, o Ondas da Infância já caminha para o sexto programa e, ao final do ano, irá disponibilizar todos os programetes, não só para emissoras de rádio, como também online no site da Liga, para todos os interessados em conhecerem mais sobre os direitos infantis. Quem não quiser esperar até o final do ano e tem curiosidade de ouvir uma prévia, disponibilizamos dois minutinhos do programa piloto. Aguarde que ainda vem muita produção por aí!

bottom of page