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Bárbara George e Eduardo Oliveira

Começa Oficina de Impresso para o MCP

Para dar continuidade às atividades realizadas pela Liga Experimental de Comunicação junto ao Movimento dos Conselhos Populares (MCP), atuais parceiros da agência, realizou-se na manhã de ontem (4) a primeira etapa da Oficina de Impresso. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC), localizada no campus Benfica, das 8h às 12 da manhã.

A oficina debateu os principais aspectos do material impresso, fruto das produções comunicacionais. A mídia impressa jornalística foi alvo da abordagem inicial, que salientou as produções presentes no estado, fomentando uma discussão sobre a inserção do MCP dentro dessa realidade. O MCP critica o pouco espaço disponibilizado pela mídia para divulgar a cultura e o bem-estar no bairro, que prefere dar destaque ao movimento nos cadernos policiais. Sobre o assunto, Juscelino Dias, integrante do núcleo do Planalto Pici, declara: “A grande mídia não demonstra interesse em divulgar os movimentos populares”.

O movimento se mostra receptivo para com as oficinas ministradas pela LIGA, justamente por acreditar que, independente do espaço conquistado nos grandes meios, adquirir capacidade de produção e criar o próprio espaço é um modo eficaz de formar sujeitos críticos, capazes de utilizar a comunicação como uma ferramenta na luta pela garantia de seus direitos.

Outro ponto relevante no tocante à abordagem pelo meio impresso é a democracia de informação e opinião. A oficina trouxe à tona a qualificação que um espaço verdadeiramente democrático estimula por meio do diálogo. Francisco Martins, integrante do núcleo Planalto Pici, opinou sobre o polêmico assunto: “Os grandes meios só mostram o lado que eles querem. Então por que devemos abordar o lado deles se eles não abordam o nosso?”. Apesar das críticas, o MCP entende que a comunicação deve seguir os princípios voltados para uma real democracia e pretende lutar pela sua conquista efetiva.

Para fechar o primeiro momento da oficina, houve a apresentação do material impresso publicitário que tratou das mídias impressas – cartaz, flyer, folder, anúncio e mídia externa.

O segundo momento da oficina contou com a explanação dos diferentes gêneros impressos jornalísticos. No que se refere ao gênero informativo, foram expostos como exemplos: nota, notícia, reportagem e entrevista. Sobre o gênero opinativo, os exemplos foram: editorial, resenha/crítica, crônica, coluna, carta do leitor, caricatura e charge. Cada gênero foi devidamente esmiuçado, a fim de distingui-los entre si e facilitar a identificação de cada um pelos membros do MCP.

Por fim, uma atividade prática foi realizada, na qual foram formados quatro grupos. O objetivo foi identificar dois gêneros distintos presentes no jornal impresso. Além do exercício desenvolvido na manhã deste sábado, os participantes da oficina foram incumbidos de escrever em casa uma crônica sobre o cotidiano do bairro em que vivem, concluindo assim o primeiro dia da formação em impresso. A última etapa da oficina será realizada no próximo sábado (11).

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